Ciências do Esporte e Educação do Movimento Humano: Prioridades, Privilégios e Perspectivas

Parte de Política Científica e Produção do Conhecimento em Educação Física . páginas 87 - 106

Resumo

INTRODUÇÃO
Na condição de ex-presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte gestões de 95/97 e 97/99 não pretendemos fazer desta contribuição solicitada a todos os ex-presidentes e coordenadores de grupos de trabalho temático (GTTs) um relatório ou avaliação crítica do trabalho realizado pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) nesse período, mas analisar alguns avanços alcançados e as dificuldades atuais para a seqüência do desenvolvimento de um projeto de ciência para a Educação Física, que se considerava prioritário e ainda se deveria considerar, porque as mesmas carências e necessidades teórico-metodológicas continuam existindo. Refirimo-nos mais à necessidade do desenvolvimento de uma pedagogia para a Educação Física, ou seja, uma ciência para o Educador da Educação Física. Todos conhecem a história do desenvolvimento de novos paradigmas para a Educação Física surgida nos anos 80. Esse período de desenvolvimento é apresentado/lembrado até hoje em quase todos os trabalhos científicos sobre a temática da Educação Física Escolar. Foi de fato um marco histórico para grandes mudanças, e esperava-se que fosse apenas o início, e que, em menos de dez anos, toda a Educação Física brasileira se desenvolveria com base nesses avanços. Ninguém mais trabalharia 88 Política Científica e Produção do Conhecimento em Educação Físicade forma acrítica e com os modelos padronizados e estereotipados do esporte de rendimento ou do condicionamento físico para o fomento à saúde sem levar em consideração a intrincada rede de relações complexas em que as pessoas vivem. E foi assim, também, que rapidamente, no inicio dos anos 90 surgiram excepcionais trabalhos para o auxílio dos profissionais que atuam no âmbito da Educação Física Escolar, nas suas intervenções pedagógicas. Foram desenvolvidas e amplamente divulgadas metodologias de ensino da Educação Física de teor crítico, ou seja, Ciências Humanas e Sociais, especialmente na Filosofia e na Sociologia,além das Ciências da Educação, também em fase de redimensionamento teórico-metodológico nesse período.

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