Caminhos da Formação Profissional de Treinadores de League Of Legends Atuantes no Cblol e Cblol Academy
Por Lucas Rodrigues Florindo (Autor), Mairin Del Corto Motta (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: No esporte de alto nível treinadores tem dentre suas funções gerenciar metodologias, atletas e uma comissão técnica, almejando um objetivo em comum com essas pessoas, seja esse uma conquista, uma colocação, um reconhecimento. O League of Legends (LoL) é o esporte eletrônico mais popular em território brasileiro, movimenta capital e promove a sua participação em diversos níveis de desempenho. Sua ascendência gerou uma demanda por melhorias e adequações sobre o cenário competitivo da modalidade, com criação de centro de treinamento/gamehouses/gameoffices e comissões técnicas multidisciplinares. Porém, na área acadêmica, pouco se discute sobre os principais mediadores desse processo: treinadores de alto rendimento. Objetivo: Identificar as experiências esportivas prévias de treinadores de League of Legends e como eles se desenvolveram para se tornarem profissionais de alto rendimento em sua função. Metodologia: Após aprovação no CEP (42669420.5.0000.5404) participaram quatro treinadores de League of Legends, dois que atuam no CBLOL e dois no CBLOL Academy. Foram utilizados a construção do Rappaport Time Line (RTL) e uma entrevista semi-estruturada para a obtenção de dados qualitativos, analisadas através da Análise Temática. Resultados: A partir da Análise Temática foi possível compreender que os treinadores apresentaram experiências esportivas prévias em modalidades tradicionais e que não apresentaram uma formação profissional específica através de um curso superior. Conclusões: O cenário profissional de treinadores de LoL não apresenta um caminho definido, recebendo na função pessoas com trajetórias diversas e sem educação formal específica. Como modalidade ascendente, esse cenário pode limitar o crescimento da modalidade. Como sugestão imediata, programas de desenvolvimento de treinadores dentro das próprias organizações podem oferecer aos profissionais. Em longo prazo, programas de desenvolvimento e certificação profissional podem contribuir no desenvolvimento da modalidade.