Caminhos da Profissionalização Docente:um Estudo com Professores (as) de Educação Física na Rede Municipal de Educação de Goiânia
Por Regiane de ávila Chagas (Autor), Valter Soares Guimarães (Autor), Laís Momisso Fabrette Dorneles de Oliveira (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Esta pesquisa situa-se no campo da profissionalização docente. Nosso objetivo foi o de buscar conhecer os aspectos básicos do processo de desenvolvimento profissional dos professores de educação física, tendo-se como referência a cultura da escola. Trata-se de uma pesquisa descritiva, essencialmente qualitativa, utilizando como instrumento para a coleta de dados o questionário estruturado. A revisão bibliográfica buscou em SAVIANI, 2008; BRZEZINSKI, 2002 e GUIMARÃES, 2004, 2006, 2009; MARTINS, 2007; TARDIF, 2002 e MOLINA, 2002, a interlocução necessária para compreensão das categorias e, principalmente, com o objetivo de aproximar as recentes pesquisas sobre a temática à realidade local. Ao concebermos 7 categorias de análise, pôde-se perceber que os professores(as) estão próximos ao que chamamos de “processo de desprofissionalização docente”, dada as condições objetivas para o desenvolvimento do trabalho pedagógico e as condições para permanência na docência. O estudo avança na medida em que elege para compreensão as particularidades da profissionalização na percepção dos professores (as) de educação física.