Resumo


Esta pesquisa situa-se no campo da profissionalização docente. Nosso objetivo foi o de buscar conhecer os aspectos básicos do processo de desenvolvimento profissional dos professores de educação física, tendo-se como referência a cultura da escola. Trata-se de uma pesquisa descritiva, essencialmente qualitativa, utilizando como instrumento para a coleta de dados o questionário estruturado. A revisão bibliográfica buscou em SAVIANI, 2008; BRZEZINSKI, 2002 e GUIMARÃES, 2004, 2006, 2009; MARTINS, 2007; TARDIF, 2002 e MOLINA, 2002, a interlocução necessária para compreensão das categorias e, principalmente, com o objetivo de aproximar as recentes pesquisas sobre a temática à realidade local. Ao concebermos 7 categorias de análise, pôde-se perceber que os professores(as) estão próximos ao que chamamos de “processo de desprofissionalização docente”, dada as condições objetivas para o desenvolvimento do trabalho pedagógico e as condições para permanência na docência. O estudo avança na medida em que elege para compreensão as particularidades da profissionalização na percepção dos professores (as) de educação física.
 

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