Caminhos e Descaminhos da Educação Física com Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, em Juiz de Fora Mg
Por Ademir de Marco (Autor), Valquiria Tolocka Gomes da Silva (Autor), Rute E. Tolocka (Autor).
Em V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF
Resumo
O objetivo desse estudo foi levantar dados concretos e construir uma história metodologicamente organizada sobre a Educação Física Adaptada (EFA) em Juiz de Fora, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento desta área de estudos naquela cidade. Foi utilizada a técnica da História Oral, de acordo com THOMPSON (1992), com entrevistas com professores que têm atuado na área e análise dos documentos encontrados. Foram reportados os primeiros envolvimentos da Educação Física com pessoas portadoras de necessidades especiais (deficientes e 370 idosos, dentre outros), ainda fora do âmbito acadêmico, o desenvolvimento desta área de atuação através das instituições e da Prefeitura daquela cidade, bem como o papel da Faculdade de Educação Física, que como pode ser observado teve dois momentos distintos, sendo que no primeiro recusou-se a trabalhar com este tipo de clientela, e no segundo passa a assumir a formação profissional de pessoas interessadas em atuar neste campo. Reflete-se que esta área de estudos é cercada de preconceitos desde a sua origem, mas pode atuar como fator de transformação social, auxiliando na reintegração destas pessoas no seu grupo social de origem.