Campos de inspiração

Parte de Educação Física cultural inspiração e prática pedagógica . páginas 30 - 42

Resumo

O exercício da docência na Educação Física cultural implica tomar várias decisões político-pedagógicas, a começar pela definição da prática corporal que será tematizada. O professor ou professora faz uma boa leitura do contexto em que se encontra e, na medida do possível, participa da elaboração do projeto político pedagógico da instituição onde atua, evitando assim, o risco de enveredar por assuntos de pouca relevância, descontextualizados, que se afastam das finalidades da escola e que, provavelmente, redundarão em desgaste e perda de tempo. Por conseguinte, é imprescindível um estofo conceitual que lhe permita ler o mundo à sua volta e traçar o caminho que percorrerá em companhia dos seus alunos e alunas. Conforme indicam os relatos das experiências culturalmente orientadas, a preocupação com um ensino sintonizado com a sociedade contemporânea e a função que a escola adquiriu nos últimos tempos têm levado os docentes comprometidos com a construção de relações menos desiguais a recorrer a campos teóricos que oferecem outras formas de explicar o social, as chamadas teorias pós-críticas19. Geradas em meio aos movimentos que questionaram os desígnios culturais, políticos e econômicos da Modernidade, as teorias pós-críticas ampliam as análises realizadas pelas teorias críticas quando indagam as pretensões totalizantes das grandes narrativas, do sujeito autônomo e centrado do projeto moderno e os processos de dominação e poder baseados em relações sociais pautadas na divisão de classes.