Resumo

A constituição do objeto de estudo floreio na Capoeira foi influenciada pelas concepções de autores que reconhecem a Capoeira como expressão artística (SILVA, 2008; CASTRO JÚNIOR, 2010; ROSA 2015). O conceito de floreio não é exclusivo da Capoeira, pertencendo a diversas áreas do conhecimento, como arquitetura, literatura e artes cênicas. Entretanto, na Capoeira, o conceito de floreio se constitui num saber corporal específico sendo expressão manifesta pelo corpo-capoeira ou característica que se dá às ações e movimentos no jogo, desdobrando-se em artimanhas de disputa, acaso, emboscada, teatralidade e vertigem (PASQUA, 2011). Aos modos de execução dessas formas e características estão diretamente relacionados com os conceitos de estética cool (THOMPSON, 2010) e estética da ginga (ROSA, 2015). Essas estéticas foram concebidas a partir da análise de manifestações corporais africanas e resultantes da diáspora africana. Dessa forma, a tese tem por objetivo geral compreender as relações existentes entre a manifestação do floreio na Capoeira e a manifestação do floreio nas práticas corporais africanas e resultantes da diáspora africana. Essa tese buscou uma abordagem caleidoscópica do encontro das Ciências Humanas na área de conhecimento da Educação Física, e assim como na Capoeira, um diálogo de saberes entre a História cultural e a Antropologia cultural, um momento de perguntas e respostas entre a ginga, com golpes, esquivas, quedas, cabeçadas, rasteiras e floreios, a fim de produzir um conhecimento por meio da experiência em diálogo com a documentação. Trata-se de uma investigação descritiva-exploratória, conduzida sob a égide da pesquisa qualitativa, com a realização de uma pesquisa documental, com análise de acervo imagético, a saber: conjunto de desenhos dos acervos de Neves e Souza (1955), vídeo da Dança Acrobática dos Homens-pantera, (2013) e vídeo da Ladja (1936), para a compreender a manifestação dos floreios nessas práticas. Para a análise e interpretação de dados foi estabelecida uma classificação a priori de acordo com Gil (2007). São as categorias: 1. caracterização da prática corporal, 2. musicalidade e 3. elementos corporais. Foi possível concluir que o floreio é o patuá da Capoeira, um saber ancestral, ora visível ora intangível.

Disponível em http://www.repositorio.unicamp.br/
 

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