Resumo

A pesquisa em jogo integrou a linha de pesquisa “Educação, Cultura Corporal e Lazer” do Programa de Pós-graduação em Educação, particularmente o Grupo de Pesquisa Mídia, Memória, Educação e Lazer da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O estudo investigativo teve por objetivo geral discutir criticamente a produção do conhecimento que entrecruza a educação e a capoeira nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFBA e UNEB. O trabalho também teve objetivos específicos, como: identificar as produções científicas sobre capoeira nos Programas de Pós-Graduação, stricto sensu, da UFBA e UNEB e analisar as concepções teóricas sobre capoeira e educação nas dissertações e teses da UFBA e UNEB. Para isso, foi escolhida a pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento por se tratar de um setor de publicações, dissertações de mestrado e teses de doutorado, que foram localizadas no Repositório Institucional da UFBA, no Centro de Documentação e Informação da UNEB, no Banco de Teses e Dissertações do Portal da CAPES, no Sistema Integrado de Bibliotecas e no Google. Foram localizadas 48 produções científicas sobre capoeira nos diversos Programas de Pós-Graduação da UFBA e UNEB, defendidas de 1998 a 2017. Na UFBA, ao total foram localizadas 45 produções científicas, 33 dissertações e 12 teses, em 12 programas dos 79 que existem; e na UNEB, achamos apenas 3 dissertações em dois programas dos 16 que temos. Em seguida, foram designados critérios de inclusão e exclusão para refinarmos os resultados; fizeram parte da nossa amostra 19 produções científicas que entrecruzaram a capoeira e a educação, advindas das áreas de Educação, Música, Dança, Ciências Sociais e Artes Cênicas. No entanto, acreditamos que a temática também poderia ser acolhida em outras áreas, como Saúde, Literatura, Cultura, Comunicação, Museologia etc. Através da análise das produções científicas compreendemos a concepção da capoeira que foi entendida como jogo, luta, dança, comércio, religião, arte, defesa pessoal, teatro, filosofia, entretenimento, manifestação multifacetada que traz diversas contribuições no processo de ensino e aprendizagem. Os aspectos educativos destacados nos estudos investigativos foram: aprendizado de valores sociais (respeito, solidariedade, hierarquia etc.) que contribuem na formação, personalidade do sujeito; desenvolvimento da fala, atenção, interpretação no contexto da musicalidade; entendimento do tipo de jogo e cadência, bem como aspectos históricos, culturais e sociais através das cantigas entoadas, e assim o fortalecimento da manutenção da tradição; desenvolvimento da criatividade e expressividade corporal que permite o sujeito superar os obstáculos da vida, demonstrar seus desejos, medos, malandragem, malícia, mandinga, manha, dentre outros. Com isso, desejamos que nossa pesquisa possa inspirar e agregar subsídios teóricos para outras produções científicas e práticas pedagógicas em torno dessa luta/dança de relevo social, cultural, musical, político, educativo, artístico, estético e técnico que alcançou o mundo.

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