Capoeira na educação física escolar: gingando para (re)existir
Por Maria Larissy Da Cruz Parente (Autor).
Parte de Práticas Corporais e Educação Física: os debates nos artigos do Grupo Corpo (FACED/UFBA) - 6 . páginas 95 - 97
Resumo
A capoeira, manifestação da cultura corporal e prática considerada genuinamente brasileira, passou por épocas de diferentes tratamentos e julgamentos no território nacional. Foi de prática criminalizada até o reconhecimento da roda e do mestre de capoeira como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nesse histórico seus praticantes viveram momentos de repressão e reconhecimento, embates e vitórias. Mas de que maneira esse movimento se faz presente nas escolas brasileiras? E como as diferenças culturais são tratadas pelo currículo escolar? O currículo escolar e os conteúdos ensinados nas escolas não podem deixar de considerar as mudanças culturais vividas no nosso país (NEIRA, 2011). A escola, assim como o patrimônio cultural nacional, são espaços de construção de memória e expressão da identidade nacional; e é nesse espaço que as crianças e jovens devem ser socializados a riqueza cultural acumulada no nosso país. Parte dessa missão, é papel da Educação Física escolar, principalmente pautando as práticas corporais como jogos, esportes, lutas, ginástica e dança. Se à escola cabe fazer com que alunos(as) se apropriem criticamente da realidade em que vivem, à Educação Física cumpre o papel da alfabetização da riqueza do acervo do movimento humano.