Capoeira: Notas Preliminares Sobre Sua Dimensão Acrobática
Por Lívia de Paula Machado Pasqua (Autor), Marco Antonio Coelho Bortoleto (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
A Capoeira surge no Brasil como manifestação de matriz africana, cuja linguagem corporal se situa entre o jogo, a luta e a dança. No decorrer de sua trajetória histórica, diversas transformações podem ser identificadas, inclusive em seu repertório gestual. O estudo desta linguagem, mais precisamente de sua gestualidade, despertou-nos especial interesse sobre a presença da acrobacia, objeto do presente trabalho. Buscando fundamentos para debater o conceito de acrobacia e seus desdobramentos na Capoeira, percorremos diferentes práticas, das tradicionais artes do circo, aos esportes ginásticos, passando pelas artes marciais e demais práticas nas quais identificamos tendências acrobáticas. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é discutir a presença da acrobacia na Capoeira, suas implicações, repercussões, sentidos e significados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-exploratório, a partir de uma pesquisa bibliográfica na literatura específica da Capoeira e das práticas acrobáticas. Os documentos selecionados foram posteriormente analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, conforme estabelece L. Bardin (2008). Embora qualquer consideração sobre a presença da acrobacia na Capoeira seja complexa e arriscada, nos parece que a espetacularidade e impacto visual próprio da Acrobacia, seja um forte indicador do aumento deste tipo de gestualidade entre as manifestações mais demonstrativas da Capoeira.