Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar se um programa de Educação Física, que utilizou a capoeira como instrumento pedagógico, contribuiu para o desenvolvimento da consciência em internos da FEBEM. A consciência foi aqui tratada na perspectiva histórico-cultural, no qual os pressupostos de Paulo Freire sobre educação serviram como referência. Para tal propósito, foram realizados oito encontros, nos quais trabalhamos os aspectos motores e analisamos e discutimos algumas músicas de capoeira. Essas discussões foram registradas para uma posterior análise, as observações também constituíram-se em dados de pesquisa. Diante dos dados obtidos, referendados pela opção teórica adotada, chegamos às seguintes conclusões: I) Não foi possível constatar o desenvolvimento da consciência. Para que isso aconteça, é necessário a aplicação de um programa mais prolongado, onde a práxis dos alunos, ou seja, suas ações e reflexões, possam ser observadas. 2) Mesmo não constatando o desenvolvimento da consciência, esta pesquisa explicitou dois aspectos importantes relativos a essa questão e que poderão contribuir para futuros trabalhos, são eles: A dualidade e a opressão presente na consciência dos sujeitos. Estes aspectos inibem o desenvolvimento da consciência. 3) A viabilidade da utilização da capoeira, como recurso pedagógico, em trabalhos que visem o desenvolvimento da consciência. A partir da análise e discussão de letras de músicas, importantes temas relacionados à cidadania foram revelados, como: racismo, preconceito e educação

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