Capoeira Regional: Representações Sociais das Mestras e Formandas Sobre Sua Inserção e Atuação no Ensino da Luta no Rio de Janeiro
Por Eliane Glória Souza (Autor), Fabiano Pries Devide (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
A invisibilidade das capoeiristas no Rio de Janeiro despertou o interesse em se investigar sua importância na história das mulheres. No âmbito dos Estudos de Gênero, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar as representações sociais das mestras e formandas de capoeira regional sobre sua inserção e atuação no ensino da luta no Rio de Janeiro. A pesquisa é qualitativa e documental. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, aplicada em um grupo constituído por dez mulheres, intituladas mestras e formandas de capoeira. A análise e interpretação dos dados foram realizadas a partir dos Estudos de Gênero com uso da Análise de Conteúdo e elementos-chave da Análise do Discurso, da Teoria das Representações Sociais e da Etnometodologia. Pode-se afirmar que as representações sociais das entrevistadas circunscrevem-se a partir de oito categorias circulantes em seu discurso. As representações sociais das mestras e formandas são constituídas por elementos que se interpenetram, tais como: resistência familiar, preconceito, racismo, conflito de papéis, e identidades de gênero. Conclui-se que o estudo identificou formas de exclusão das mulheres capoeiristas na prática e no ensino dessa luta onde elas iniciam a conquista paulatina de espaços de liderança, como mestras de capoeira.