Características da Aprendizagem e Treinamento de Atletas de Elite de Atletismo no Brasil: a Perspectiva de Treinadores Experientes

Por: , Fernando Renato Cavichiolli, e Mayara Torres Ordonhes.

Journal Of Physical Education - v.31 - n.1 - 2020

Send to Kindle


.Resumo


O presente estudo procurou verificar a perspectiva dos treinadores em relação ao processo de ensino, aprendizagem e treinamento no Atletismo Brasileiro. Entrevistas semiestruturadas foram aplicadas a seis treinadores brasileiros de atletismo com participação nos Jogos Olímpicos. A partir das entrevistas, foram definidas duas categorias: formação e desenvolvimento de atletas; talento e treinamento a longo prazo. Sobre a idade indicada para começar no atletismo, os treinadores relataram que o ideal (f = 56,90%) é que o atleta inicie o esporte na juventude. No entanto, eles optaram por não estipular uma única faixa etária para iniciar o esporte. Características que induzem a organização de um modelo de trabalho no atletismo (f = 26,14%) foram frequentes nos discursos. Havia uma falta de parâmetros específicos sobre como a profissão de treinador deve ser exercida - neste caso, atletismo - é necessário ter estruturas que permitam o desenvolvimento da carreira do treinador.
 

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45947

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.