Características da Iniciação Esportiva em Atletismo na Região Metropolitana de São Paulo na Opinião de Treinadores Responsáveis Por Seu Desenvolvimento
Por E. V. M. E. Silva (Autor), C. N. S. Lima (Autor), Sara Quenzer Matthiesen (Autor).
Resumo
A iniciação esportiva deve ser considerada uma etapa muito importante na vida dos indivíduos que a procuram. No atletismo, esta etapa deve auxiliar o desenvolvimento da criança por meio da vivência do conjunto de provas da modalidade, que por si só envolvem diversas habilidades motoras. Muito se tem discutido, no Brasil, sobre a qualidade do trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes que buscam a modalidade, bem como da formação, atuação e valorização dos profissionais responsáveis por esta etapa. Este estudo teve como objetivo verificar os objetivos, as características e o reconhecimento existente ao trabalho desenvolvido por treinadores responsáveis pela formação de atletas na região metropolitana de São Paulo. Para isto realizou-se uma pesquisa descritiva baseada na aplicação de um questionário elaborado pelos próprios autores, composto por questões fechadas e abertas, que buscava, centralmente, as seguintes informações: finalidades do processo de treinamento, provas enfatizadas e metodologias de ensino empregadas na iniciação à modalidade, critérios para o direcionamento às diferentes provas da modalidade e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos treinadores. A amostra foi composta por 15 profissionais responsáveis pela iniciação esportiva em atletismo, atuantes na Região Metropolitana de São Paulo, que se disponibilizaram a participar do estudo por meio de assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Os principais resultados obtidos demonstraram que os principais objetivos expressos pelos treinadores para a iniciação esportiva em atletismo foram: a formação de cidadãos e a preparação de atletas para o alto rendimento. Basicamente, todos os grupos de provas do atletismo são desenvolvidos durante esta etapa, com exceção da marcha atlética. As estratégias utilizadas para o ensino são, principalmente, as minicompetições, brincadeiras, jogos e exercícios técnicos. Os principais critérios para o direcionamento às diferentes provas do atletismo são: o nível de aprendizagem técnica, a maturação do praticante e os resultados obtidos em competições. Os treinadores acreditam, em sua maioria, que seu trabalho é parcialmente reconhecido. De forma geral, percebe-se que os discursos dos treinadores, a respeito do trabalho que desenvolvem, estão relativamente afinados com o que se entende como adequado de acordo com a literatura investigada. Estudos que verifiquem, efetivamente, o trabalho desenvolvido pelos treinadores responsáveis pela iniciação ao atletismo, são necessários para que se ateste esta situação.