Resumo

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma deficiência neurológica, caracterizada por um déficit qualitativo na comunicação e na interação social, além de uma série de comportamentos e interesses restritos, estereotipados e repetitivos. Devido à grande variabilidade cognitiva e motora nesta população, torna-se necessário obter dados concretos quanto ao perfil funcional da criança e do adolescente com TEA, além de avaliar o grau de assistência necessário por meio do cuidador, visando estabelecer um nível de comprometimento cognitivo e funcional, de modo a viabilizar o estabelecimento de prognósticos, metas e condutas. Objetivou-seestabelecer um perfil associativo de grau de comprometimento motor e cognitivo junto ao desempenho funcional e determinar o grau de assistência do cuidador da criança e do adolescente com TEA submetidos à testes em RV. Participaram do estudo 89 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 16 anos, sendo 53 com diagnóstico de TEA e 39 com desenvolvimento típico (grupo controle). Os mesmos foram avaliados quanto a classificação cognitiva e funcional, por meio do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (Pediatric Evaluation of Disability Inventory – PEDI), Quociente de Inteligência (QI) e Escala de Avaliação do Autismo na Infância (Childhood Autism Rating Scale - CARS), e os testes de avaliação em RV (Timing coincidente, Tarefa de Reação Simples e Tarefa de Reação de Fadiga). Nas Habilidades funcionais, o teste t pareado apontou diferença significativa entre as três áreas e na Assistência do cuidador, entre Mobilidade e Função Social e Autocuidado e Função Social, e quando comparadas as áreas entre os domínios, notou-se que em todas as áreas houve menor assistência do cuidador (maior pontuação), em relação as habilidades funcionais dos indivíduos com TEA. Para a tarefa de Timing coincidente, o teste de post-hoc mostrou que apenas os sujeitos com pior pontuação na área de Autocuidado apresentaram um significativo pior desempenho na tarefa virtual com relação ao grupo Controle, na área de Mobilidade houve diferença significativa entre os grupos Pior desempenho e Melhor desempenho e entre os grupos Pior desempenho e Controle e na área de Função Social foi encontrado efeito significativo, similar à área de Mobilidade. Na tarefa de tempo de Reação Simples o teste de post-hoc mostrou diferença significativa entre os grupos Pior pontuação e Melhor pontuação, Pior pontuação e Controle e entre os grupos Melhor pontuação e Controle na área de Autocuidado, na área de Mobilidade houve diferença significativa entre os grupos Pior pontuação e Melhor pontuação e entre os grupos Pior pontuação e Controle, semelhante a Função Social. Os resultados obtidos demonstram que em todas as áreas do PEDI houve menor assistência do cuidador (maior pontuação), quando comparadas as habilidades funcionais dos indivíduos com TEA. Além disso os testes em RV mostraram que mesmo o grupo TEA de melhor pontuação no PEDI, ainda apresentou pior desempenho funcional quando comparado ao grupo controle (desenvolvimento típico).

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