Caracterização do Ambiente Escolar Relacionado a Aulas de Educação Física, Recreios, Atividades Físicas Extracurriculares e Espaços Físicos em Pelotas-rs
Por Alan Goularte Knuth (Autor), Inácio Crochemore Mohnsam da Silva (Autor), Pedro Rodrigues Curi Hallal (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 20, n 5, 2015. 10 Páginas.
Resumo
O objetivo foi descrever o ambiente escolar relacionado à aula de educação física (EF), disponibilidade e tempo de recreios, oferta de atividades físicas extracurriculares e espaços físicos nas escolas de ensino fundamental (públicas e privadas) de uma cidade no sul do Rio Grande do Sul. Estudo descritivo transversal. Realizou-se entrevista com gestor escolar ou professor de EF para a descrição das aulas de EF, recreio e atividades extracurriculares, assim como uma observação padronizada da existência e qualidade dos espaços físicos disponíveis. Em 71,7% das 99 escolas há EF de 1° a 4° série. Em 59,6% das escolas ocorrem atividade físicas extracurriculares. Em 71,2% dos casos estas atividades não são pagas e a dança é a atividade mais frequente, seguida do futsal. Em apenas 10,1% das escolas foi verificada a existência de ginásios esportivos (40,0% nas privadas e 4,8% nas públicas). Maior disponibilidade e qualidade de quadras externas, salas internas, salas de mídias e áreas verdes foram consistentemente encontradas nas escolas privadas do que escolas públicas. Os achados indicam uma diferente cobertura de aulas de Educação Física nas séries iniciais e precarização das escolas públicas quando comparadas às privadas, em termos de espaços físicos. A ampliação do acesso e qualidade dos es- paços escolares relacionados a atividade física é uma contribuição importante para a juventude escolar.