Caracterização do Comportamento Verbal do Treinador: Um Estudo Piloto
Por Alberto Lobato Góes Júnior (Autor), João Bosco Gomes Lima Junior (Autor), João Cláudio Braga Pereira Machado (Autor), Alcides José Scaglia (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Os comportamentos verbais são estratégias que podem auxiliar a enfatizar o conteúdo a ser ensinado durante o treinamento, mas é preciso compreender como são empregados pelo treinador em diferentes jogos ao longo da sessão. Objetivo: Caracterizar os comportamentos verbais mais utilizados em diferentes jogos reduzidos. Metodologia: Participaram do estudo 1 treinador (Idade = 26 anos; Tempo de prática = 7,25 ± 0,81 anos) e 10 jogadores da categoria Sub 17 (16,10 ± 0,87), ambos foram selecionados através de uma amostragem não probabilística por conveniência. O treinador e os jogadores assinaram, respectivamente, o termo de consentimento e assentimento livre e esclarecido, todos os procedimentos éticos foram respeitados e estão de acordo com legislação vigente. O treinador criou dois jogos (Jogo 1, Jogo 2) com duração de 10 minutos para os jogadores da categoria Sub 17. Para não modificar o contexto de trabalho do treinador, optamos por manter a categoria com que já trabalhava. O comportamento do treinador foi analisado através de uma versão modificada do Coach Analysis and Intervention System” (CAIS), sendo considerado apenas a etapa 1 do instrumento. A análise e apresentação dos dados foram feitas através de frequência absoluta e relativa. Resultado: O treinador utilizou 3 comportamentos verbais no Jogo 1 (Silence = 50%; Instruction = 39%; Confer with assistants = 11%) e 8 no Jogo 2 (Silence = 41%; Instruction = 28%; Hustle = 20%; Positive general feedback = 5%; Corrective feedback = 3%; Scold = 1%; Convergent questions = 1%; Divergent questions = 1%). Conclusão: Apesar do Jogo 2 apresentar mais comportamentos verbais em relação ao Jogo 1, a ação de Silence e Instruction foram as mais empregadas em ambos os jogos.