Resumo

Os comportamentos verbais são estratégias que podem auxiliar a enfatizar o conteúdo a ser ensinado durante o treinamento, mas é preciso compreender como são empregados pelo treinador em diferentes jogos ao longo da sessão. Objetivo: Caracterizar os comportamentos verbais mais utilizados em diferentes jogos reduzidos. Metodologia: Participaram do estudo 1 treinador (Idade = 26 anos; Tempo de prática = 7,25 ± 0,81 anos) e 10 jogadores da categoria Sub 17 (16,10 ± 0,87), ambos foram selecionados através de uma amostragem não probabilística por conveniência. O treinador e os jogadores assinaram, respectivamente, o termo de consentimento e assentimento livre e esclarecido, todos os procedimentos éticos foram respeitados e estão de acordo com legislação vigente. O treinador criou dois jogos (Jogo 1, Jogo 2) com duração de 10 minutos para os jogadores da categoria Sub 17. Para não modificar o contexto de trabalho do treinador, optamos por manter a categoria com que já trabalhava. O comportamento do treinador foi analisado através de uma versão modificada do Coach Analysis and Intervention System” (CAIS), sendo considerado apenas a etapa 1 do instrumento. A análise e apresentação dos dados foram feitas através de frequência absoluta e relativa. Resultado: O treinador utilizou 3 comportamentos verbais no Jogo 1 (Silence = 50%; Instruction = 39%; Confer with assistants = 11%) e 8 no Jogo 2 (Silence = 41%; Instruction = 28%; Hustle = 20%; Positive general feedback = 5%; Corrective feedback = 3%; Scold = 1%; Convergent questions = 1%; Divergent questions = 1%). Conclusão: Apesar do Jogo 2 apresentar mais comportamentos verbais em relação ao Jogo 1, a ação de Silence e Instruction foram as mais empregadas em ambos os jogos.