Carga Interna de Treinamento em Diferentes Aulas Pré-formatadas do Sistema Les Mills®
Por Alessandra Costa da Fonseca (Autor), Marcelo Saldanha Aoki (Autor), Arnaldo Luis Mortatti (Autor), Kleverton Krinski (Autor), Hassan Mohamed Elsangedy (Autor), Eduardo Caldas Costa (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 22, n 3, 2014. Da página 82 a 88
Resumo
O objetivo do presente estudo foi quantificar a carga interna de treinamento imposta em diferentes aulas pré-formatadas do sistema Les Mills® e comparar a percepção planejada pelo instrutor com a percebida pelas alunas. A amostra foi constituída por 20 mulheres jovens. Foram monitoradas 10 aulas, em duas semanas consecutivas. A carga interna foi determinada pelo método da percepção subjetiva do esforço da sessão PSE-sessão. Não houve diferença de carga interna entre as aulas ministradas nas duas semanas analisadas. Houve diferença em 50% das aulas no tocante à intensidade planejada pelo instrutor e a experimentada pelas alunas. Os resultados sugerem que as aulas analisadas mantêm o mesmo padrão de carga interna quando repetidas em semanas distintas. Entretanto, houve discrepância entre a intensidade planejada pelo instrutor e a experimentada pelas alunas. Estes resultados apontam a importância do monitoramento das cargas de treinamento em aulas pré-formatadas, especialmente no contexto do fitness.