Resumo

A escola, enquanto equipamento público, assumindo o papel na formação continuada dos seus docentes em exercício, ao conduzir uma nova e/ou reorganizada proposta curricular normalmente reconhece, em linhas gerais, a importância da composição dos saberes docentes associados ao fazer pedagógico para o êxito da ação. Contudo, na maioria dos casos, pouco ou nada se compreende sobre os docentes que estão lá como verdadeiros artífices dos processos de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem acerca do fazer pedagógico. Partindo de oportuna observação e frente ao reconhecimento de experiências positivas associadas ao fazer pedagógico do componente curricular de Educação Física o estudo reflete sobre o que de fato orienta e/ou organiza o desenvolvimento integral do fazer pedagógico? Quais fatores auxiliam na construção desse tipo de fazer? Sobre o cotidiano docente, em distintos contextos, existem elementos em comum no desenvolvimento e sustentação de tais construções? Diante disso, o objetivo do trabalho consiste em compreender a construção integral do fazer pedagógico dos docentes, seus desafios e/ou dilemas e perspectivas futuras por intermédio da produção de cartas pedagógicas. A pesquisa de abordagem qualitativa justifica sua escolha metodológica por reconhecer na produção a potencialidade interlocutora e reflexiva que destaca a “voz” docente, por vezes sem o devido espaço de escuta acolhedora no território escolar dado à complexidade do exercício pedagógico. A rede municipal de ensino, situada no litoral sul de São Paulo - Brasil no município de Itanhaém foi o lócus deste estudo por intermédio de seus docentes. A produção das cartas contou com quatro participantes de escolha intencional em efetivo exercício na rede cuja correspondência foi organizada metodologicamente em cinco encontros programados e orientados por análise interpretativa textual. O estudo buscou ancoragem no referencial teórico do educador brasileiro Paulo Freire com destaque para a obra intitulada: “Pedagogia da autonomia, saberes necessários à prática educativa” como fonte inspiradora. O estudo apresentou no espaço correspondente, criado por intermédio das cartas, um destaque significativo para o exercício docente centrado nas relações humanas e seus saberes que são estabelecidas ao longo do exercício docente no território escolar de grande relevância para o sustento e reorganização de suas práticas pedagógica que certamente merece a atenção de estudos complementares nessa direção.

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