Editora Proteoria - UFES. Brasil 2000. 1024 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO
Denice Bárbara Catani

A realização de pesquisas destinadas a gerar instrumentos que, no campo educacional, possam ser utilizados por vários pesquisadores da área, entre nós, não tem encontrado muitos adeptos. Tal fato deve ligar-se à precariedade de condições nas quais o trabalho de produção do conhecimento tem se desenvolvido no Brasil e à falta de estímulo e apoio institucional para essas iniciativas. Os investimentos de pesquisa para gerar materiais reutilizáveis demandam tempo, paciência e condições de infra-estrutura, mas os resultados costumam ser admiráveis.

O Catálogo de Periódicos de Educação Física e Esporte (1930-2000), de autoria de Amarílio Ferreira Neto, Omar Schneider, Kalline Pereira Aroeira, Fabiana Bosi e Wagner dos Santos, insere-se na perspectiva da criação de “pesquisa-instrumento”, ou seja, constrói-se para auxiliar concretamente as investigações e estudos do campo da Educação Física e do Esporte e pode, de fato, pelas suas características, vir a potencializar muitos outros trabalhos, na medida em que auxilia os pesquisadores a encontrar materiais e informações. Iniciativas dessa natureza devem, em nosso entender, ter ampla divulgação no campo educacional até mesmo para que se possam multiplicar os adeptos, o que é fundamental para a produção científica, ainda mais se considerarmos o estado de nossos arquivos e bibliotecas, a dispersão das fontes e as condições desfavoráveis nas quais, muitas vezes, os materiais são encontráveis.

No sentido de potencializar estudos e pesquisas, temos insistido sobre a necessidade de organizarmos catálogos, repertórios e guias de fontes para que, nas diversas áreas do conhecimento em educação, as informações possam ser reutilizadas de modo a possibilitar a construção de uma rede de interlocução entre os diversos pesquisadores e sua produção. Por razões como essas, temos sublinhado também a conveniência de incluir, sob a forma de anexos, em teses e dissertações, todos os materiais e registros localizados e sistematizados de modo a que outros estudos correlatos possam valer-se disso sem refazer sempre o árduo percurso de identificação e organização das informações. A partir dos anos 90, no Brasil, temos assistido à lenta proliferação de iniciativas que indicam esse reconhecimento. Na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, os estudos sobre a imprensa periódica educacional têm-se fortalecido e, na área de história da educação brasileira, têm sido feitos vários esforços de sistematização de materiais básicos e fontes. Por outro lado, estudos sobre periódicos acadêmicos, em vários países, têm se multiplicado bastante.

Na perspectiva desses trabalhos, a organização do Catálogo de Periódicos de Educação Física e Esporte (1930-2000) é iniciativa que concretiza esforços como os que acima se descrevem e deve ser saudado com entusiasmo pela significativa contribuição que pode dar aos estudos educacionais. Pesquisa de grande fôlego que reúne informações sobre revistas da área localizáveis em acervos do Espírito Santo, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além de arquivos pessoais, o Catálogo permite rápida identificação das produções contidas nos diversos números dos periódicos. Para pesquisadores interessados em temáticas específicas ou para estudiosos da história do campo educacional, em geral, recorrer ao Catálogo pode significar uma economia de tempo e esforços, além de permitir uma visão geral de um grande número de referências.

Ao considerarmos, no domínio da produção científica, as dimensões relacionais e éticas na comunidade dos pesquisadores, acreditamos que iniciativas da mesma natureza da constituição do Catálogo testemunham, mediante seu árduo trabalho e o exemplo na socialização de informações, um notório amadurecimento intelectual e inegável dose de generosidade acadêmica. Assim, é de se esperar que outros trabalhos se inspirem neste, no duplo sentido, de busca de informações e de ação a ser reproduzida em outros territórios. 

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
AGRADECIMENTOS
ACERVOS DE REFERÊNCIA
1 - REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
2 - EDUCAÇÃO PHYSICA
3 - BOLETIM DE EDUCAÇÃO FÍSICA
4 - REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
5 - ARQUIVOS DA ESCOLA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
6 - REVISTA DA APEF – SÃO PAULO
7 - BOLETIM DA FIEP
8 - REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
9 - ESPORTE E EDUCAÇÃO
10 - ARTUS
11 - REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE
12 - COMUNIDADE ESPORTIVA
13 - REVISTA DA APEF – LONDRINA
14 - SPRINT
15 - CORPO E MOVIMENTO
16 - REVISTA KINESIS
17 - REVISTA PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
18 - REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA & MOVIMENTO
19 - REVISTA DA FUNDAÇÃO DE ESPORTE E TURISMO
20 - MOTRIVIVÊNCIA
21 - REVISTA DA EDUCAÇÃO FÍSICA/UEM
22 - EDUCATIVA
23 - DISCORPO
24 - REVISTA MINEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
25 - MOTUS CORPORIS
26 - PESQUISA DE CAMPO
27 - CADERNO DE DEBATES
28 - MOVIMENTO
29 - MOTRIZ
30 - REVISTA BRASILEIRA ATIVIDADE FÍSICA & SAÚDE
31 - CORPORIS
32 - CORPOCONSCIÊNCIA
33 - PERFIL PENSAR A PRÁTICA
34 - LICERE
35 - CONEXÕES

Acessar