Celebração e Transgressão: a Representação do Esporte na Adolescência.
Por Rosane Maria Kreusburg Molina (Autor), Lisandra Oliveira e Silva (Autor), Fabiano Vaz da Silveira (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 18, n 2, 2004. Da página 125 a 136
Resumo
O presente estudo é resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi o de compreender como as práticas pedagógicas que constituem o cotidiano de um projeto social colaboram na produção das representações sobre educação, esporte e saúde, na perspectiva das crianças e dos adolescentes que dele participam. O contexto investigado, um Programa de Extensão Universitária, pedagogicamente organizado para atender crianças e adolescentes de periferia urbana, tem como eixo central da sua proposta político-pedagógica a idéia de educação/esporte/saúde. Os instrumentos de pesquisa foram: análise de documentos, observações etnográficas e entrevistas, O conhecimento gerado pela pesquisa evidencia avanços na compreensão da função cumprida pelo esporte na construção da identidade dessas crianças e desses adolescentes. Função e significado comparável a outros espaços transgressivos próprios da adolescência, de que são exemplos o clube, o parque, a praia, etc., raramente acessados pelo grupo estudado. O processo analítico evidenciou que as crianças e os adolescentes entendem o esporte como opção predileta do ato de brincar; saúde como condicionamento a alguns hábitos individuais de higiene, e educação como obediência incontestável, sobretudo aos professores, o que permite concluir que as representações construídas pelas crianças e adolescentes evidenciam consensos e contradições, quando comparadas às proposições explicitadas no ideário e nas diretrizes do Programa estudado. UNITERMOS: Esporte; Educação e saúde; Representações sociais; Crianças e adolescentes.