Cheerleading na Escola Americana de Campinas: Um Relato de Experiência do Processo Pedagógico Durante a Pandemia
Por Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues (Autor), Lívia de Paula Machado Pasqua (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: A Escola Americana de Campinas (EAC) possui um sistema de oferecimento de práticas esportivas, denominado Atlhetics, de caráter extracurricular, dentre as quais destacamos o cheerleading. Objetivo: Relatar a experiência do processo pedagógico de cheerleading durante a pandemia e seu impacto no ensino on-line. Desenvolvimento: No ano de 2020 a equipe de ensino de cheerleading na EAC, composta por quatro professores, estabeleceu o cronograma de aulas, a divisão de conteúdos e as responsabilidades entre docentes, visto que todas as aulas eram lecionadas sob coordenação conjunta. Devido à pandemia, as aulas foram suspensas, momento no qual a equipe gestora suscitou uma reflexão acerca do currículo de esportes, apresentando novas possibilidades de trabalho para professores em home office, que seriam: 1- etapa de criação de documento escrito sobre os conteúdos presentes nas aulas, a fim de criar o currículo de esportes da EAC; 2- planejamento das aulas de práticas corporais modelo on-line, e 3- aplicação das aulas on-line. Em 1, foi definido o modelo para todas as práticas, divididos em a) Fundamentals/ Physical Capacities e b) Social Skills: Behavior and Attitude, com habilidades sociais individuais e em grupo. No caso do cheerleading a) foi dividido em: Body control, Chants, Stunts, Pyramids, Tumbling, Motions e Dance/Creativity. Na etapa 2 foi possível planejar e aplicar as de aulas de cheerleading on-line (sendo a maior dificuldade os Chants). Entretanto, com o tempo, houve desestímulo dos alunos (privilégio da individualidade). Assim sendo, a questão foi solucionada a partir do oferecimento de outras disciplinas ginásticas de conhecimento dos professores, como ginástica para todos, rope skipping e atividades circenses. No retorno de ensino híbrido/presencial, foi possível dar continuidade à aplicação do novo currículo de cheerleading. Sugestões: Publicação de caderno didático adaptado da criação do currículo de cheerleading da EAC, com possibilidade de aplicação de aulas on-line e presenciais.