Chile aprova lei que torna obrigatória a prática diária de atividades físicas nas escolas
Por Yara Achôa (Autor).
Resumo
Nova legislação https://ongcev.org/efchile estabelece 60 minutos diários de movimento, da pré-escola ao ensino médio, e reforça o papel da educação física na formação integral dos estudantes
O Congresso Nacional do Chile aprovou uma lei que torna obrigatória a prática de 60 minutos diários de atividade física em todas as instituições de ensino do país. A abrangência vai desde a pré-escola até o ensino médio. A proposta, que aguarda promulgação presidencial, tem como objetivo promover o bem-estar físico e mental dos estudantes por meio de esportes, jogos ativos e brincadeiras inclusivas.
A medida foi impulsionada pelos resultados da Pesquisa Nacional de Atividade Física e Esporte de 2024, conduzida pelos ministérios do Esporte, Educação e Saúde. O levantamento revelou que apenas 44% dos adultos chilenos se consideram fisicamente ativos. E, entre crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, só 26,4% atingem o nível mínimo recomendado de atividade física. No ambiente escolar, apenas 2 em cada 10 alunos são ativos ou parcialmente ativos, praticando 60 minutos de exercício três ou mais vezes por semana.