Choices: Jogo Produzido Por Adolescentes Para Reflexão Sobre Hábitos Alimentares e Prática de Atividade Física na Adolescência
Por E. P. Souza (Autor), F. J. Souza (Autor), L. R. Ferreira (Autor), L. J. C. Borges (Autor), T. C. Silva (Autor).
Resumo
Este artigo apresenta a experiência da produção de um jogo digital por alunos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista - BA. O jogo Choices foi construído por adolescentes com o objetivo de contribuir para que outros adolescentes reflitam sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis, da prática de atividade física e das consequências das suas escolhas para a qualidade de vida. Os problemas de saúde na adolescência fruto da má alimentação e sedentarismo exigem ações educativas intensas e propositivas. Uma ação educativa que agencie o desejo dos adolescentes e que esteja relacionada diretamente à realidade deles, nesse caso, o uso de um jogo digital, pode provocar mudanças de hábitos alimentares e prática de atividade física. Ao ser desafiado no jogo interativo a fazer escolhas (que terão consequências boas ou más) e avançar de fase o(a) jogador(a) pode refletir sobre a importância de desenvolver hábitos mais saudáveis.