Resumo

Os objetivos do trabalho foram, com relação a atletas de handebol masculino com idade de 13 e 14 anos de dois níveis competitivos diferentes (escolar e federado): 1) descrever as variáveis cinenatropométricas e, nível de conhecimento tático; 2) verificar individualmente quais variáveis diferenciavam os dois níveis competitivos: escolares e federados; 3) verificar as relações existentes entre as variáveis analisadas e 4) verificar qual a combinação de variáveis discriminavam os níveis competitivos considerados. Em média os atletas fedrados apresentaram melhores resultados que os escolares na maioria das variáveis consideradas; foram observadas diferenças sig nificativas entre os grupos na estatura, envergadura, comprimento de membros inferiores, diâmetro de úmero, agilidade e potência aeróbia. Quanto ao conhecimento tático não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. Os dados foram analisados atraves dos modelos de regressão logística métdos "Enter", "Backward LR" e "Forward LR". Nos modelos logísticos obtidos, a estatura foi a única variável que entrou no modelo de forma estatisticamente significativa através do método "Forward", com uma classificação correta em 53,8% dos escolares e 86,4% dos federados. Através do método "Backward LR", a combinação da estatura, agilidade, salto vertical e força de arremesso diferenciou melhor os dois grupos estudados, com um percentual de classificação correto igual ao método "Enter". O modelo obtido pelo método "Forward LR" possibilita a realizaçào de análise inferencial dos resultados, apesar de seu menor índice de classificação correto. (Continua)(Continuação) Assim, concluiu-se que a estatura foi a variável que apresentou maior destaque na diferenciação entre os grupos estudados. Entretanto, foi observado também a necessidade de considerar as combinações entre as características analisadas para uma melhor compreensão dos fatores que influenciam o fenômeno estudado. O estudo permitiu uma reflexão sobre a problemática do talento esprtivo para o handebol, assim como dos procedimentos utilizados nos processos de seleção dos mesmos, os quais não deveriam ser tão deterministas

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