Clima Motivacional e Atitudes no Esporte: Um Estudo em Projetos Sociais da Região Metropolitana de Porto Alegre/rs
Por Ricardo Pedrozo Saldanha (Autor), Karine de Almeida Müller (Autor), Daniele da Silva Gomes (Autor), Paulo Henrique Mellender Evangelista (Autor), Carlos Adelar Abaide Balbinotti (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O presente estudo trata da relação entre clima motivacional nas aulas e as atitudes de alunos vinculados a projetos esportivos sociais da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Participaram do estudo, 567 jovens de 12 a 18 anos de ambos os sexos. Para tanto se utilizou um Questionário de Identificação de Variáveis de Controle (QIVC), o Questionário de Atitudes no Esporte – (QAE-16) e o Questionário de Percepção do Clima Motivacional (PMCSQ-2). O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul analisou e aprovou o presente estudo sob o número de protocolo 18193. Percebe-se que, a partir dos resultados, uma aula com intencionalidade voltada ao Ego (Clima Motivacional) tende a ter como conseqüência atitudes Anti-Sociais por parte dos alunos, diferentemente se o professor adotar uma aula com características à Tarefa.