Editora UFMG. Brasil 2014. 380 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

Com o crescimento e avanço das possibilidades de pesquisa e pós graduação em Estudos do Lazer na perspectiva interdisciplinar, foi criada em maio de 2013 a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL) que tem como objetivos: estimular à participação da comunidade nas políticas do país para sua área de atuação, defendendo o aperfeiçoamento pro2ssional e o desenvolvimento teórico, cultural, cientí2co e tecnológico no campo de estudos do “lazer” e temas a2ns; representar os associados, no que couber, junto a órgãos públicos e privados, em particular junto a agências nacionais e estaduais de coordenação e fomento à pós-graduação e à pesquisa; organizar encontros, seminários, congressos, cursos e outras reuniões, com o objetivo de promover o intercâmbio e a cooperação entre associados, para o desenvolvimento da sua área de atuação, abordagem de problemas comuns e ampliação do conhecimento mútuo sobre pesquisas em andamento; mais especi2camente, organizar bienalmente o Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer; incentivar o desenvolvimento de estudos e pesquisas, identi2cando temas prioritários, problemas e necessidades de avanço do conhecimento na sua área de atuação; divulgar estudos e trabalhos na sua área de atuação, inclusive através do estímulo à publicação e difusão dos seus resultados; mais especi2camente, publicar a Revista Brasileira de Estudos do Lazer.

Visando atender esses objetivos, o I Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer (CBEL) será realizado juntamente com o XV Seminário “O Lazer em debate”. Está proposta foi desenvolvida pela ANPEL, em parceria com o Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2007 foi iniciado o Mestrado em Lazer (em 2012 rede2nido como Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer com a abertura do seu curso de doutorado). Nesse contexto, docentes e discentes desse Curso de Pós-Graduação stricto sensu vêm somando esforços para quali2car a produção acadêmica no campo do lazer. A realização do evento pode contribuir com o desenvolvimento e divulgação das pesquisas desenvolvidas no Brasil e na América Latina, constituindo-se fórum privilegiado para a quali2cação da produção cientí2ca afeita ao lazer.

Nossa Intenção foi de integrar as ação do Congresso Brasileiro com o seminário promovido inicialmente pela UFMG, e que nos últimos anos tem sido realizado em outros Estados brasileiros (Natal – UFRN; Rio de Janeiro – UFRJ; São Paulo – USP) e nessa décima quinta edi- ção retorna à Belo Horizonte, coroando a criação da proposta do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, incluindo o curso de Doutorado.

Entendendo a importância de manter a qualidade já apresentada nos quatorze primeiros anos do evento, a ANPEL propõe para o I Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer/XV Seminário “O Lazer em debate” a temática da Pesquisa e Pós Graduação em Estudos do Lazer. Essas relações vêm sendo estabelecidas a partir do olhar de diferentes áreas do conhecimento, 18 tais como a Educação Física, o Turismo, a Pedagogia, a Arquitetura, a Sociologia, a Administração, a História, a Psicologia, a Antropologia, o Serviço Social, a Fisioterapia, a Terapia Ocupacional dentre tantas outras que podem contribuir com o êxito desse evento, caracterizando o seu escopo interdisciplinar.

Importante destacar a participação de pesquisadores e estudantes de grupos de pesquisa vinculados a diferentes instituições brasileiras e internacionais. Além disso, para discutir a temática escolhida foram convidados pesquisadores brasileiros e de outros países que tem contribuído com o avanço da pesquisa e da pós-graduação no campo dos estudos do lazer.

Nesta edição do evento foram inscritos 90 comunicações orais e 20 pôsteres que serão apresentados nos 10 grupos de trabalhos de2nidos pela comissão organizadora. Destes foram aprovados e publicados na coletânea do evento 89 trabalhos e selecionados para a apresentação 69 comunicações orais e 14 pôsteres.

Agradecemos ao Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, ao PAIEU/UFMG, ao Ministério do Esporte, a FAPEMIG e a CAPES pelo apoio 2nanceiro concedido para a realização desse evento.

Gostaríamos de registrar, ainda, nossos agradecimentos a todos os que contribuíram para a organização, realização e êxito deste evento.

Os Organizadores

Acessar Arquivo