Resumo

Neste estudo, buscamos nos debruçarmos nos documentos e orientações curriculares da educação infantil e da educação física da rede municipal de João Pessoa-PB e à luz de um estudo descritivo documental analisar as propostas sob os aspectos teóricos da pedagogia histórico-crítica, da psicologia histórico-cultural e da abordagem crítico-superadora. Como objetivos tratamos de analisar os documentos curriculares que servem de base ao ensino da Educação Física na Educação Infantil, avaliar os nexos e relações entre as teorias imbricadas, compreender os fundamentos de base da ACS e reconhecer as bases de sustentação das diretrizes da educação infantil do município de João Pessoa-PB. Para isso, foi realizada a análise de conteúdos categorial temática das propostas curriculares listadas acima, fundamentando-nos em Bardin (2016) e Souza Júnior et al (2020). Diante do exposto, verificamos que os documentos da educação infantil do município de João Pessoa-PB possuem nexos e relações com PHC, PHcult e ACS em alguns aspectos, porém nega o conhecimento da cultura corporal na series iniciais da educação infantil (berçário e crianças bem pequenas), pois o processo de assimilação/sequenciação e compreensão da cultural corporal poderia ser iniciado já na tenra idade na busca da identificação dos dados da realidade. 

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