Companhia Ginástica e Equestre de Bartholomeu Corrêa da Silva

Parte de Circos e Palhaços no Rio de Janeiro: Império . páginas 61 - 71

Resumo

Bartholomeu da Silva Corrêa, proprietário do Circo Olímpico da Guarda Velha, mais conhecido apenas como Circo da Guarda Velha, era artista e diretor de companhia própria, composta por artistas brasileiros e estrangeiros. Não encontramos maiores informações biográficas de Bartholomeu como, por exemplo, seu ano de nascimento, formação artística e início de sua carreira como empresário. No entanto, como artista, segundo o Correio Mercantil, 27 de fevereiro de 1858, realizava o “dificultoso exercício ginástico intitulado – a percha”, que consistia em subir em uma “vara de 25 palmos” de altura, provavelmente atada à cintura de um outro artista, como é comum nos números de percha, e realizar exercícios de equilíbrio e força, como o “braço de ferro”, “a prancha”, “a estátua” e “o moinho aéreo”. A época de fundação do Circo Olímpico da Guarda Velha, espaço destinado a apresentações de circo e teatro construído por Bartholomeu que perdurou por décadas no Rio de Janeiro é um pouco difícil de precisar. Erminia Silva (2007), mesmo ressaltando não ter encontrado em suas pesquisas informações acerca da inauguração do Circo Olímpico, apresenta fontes que indicam que possivelmente desde o fim da década de 1840 aquele espaço já se constituía como um local fixo destinado às apresentações de circo. Evelyn Furquim Werneck Lima, em seu livro intitulado “Das vanguardas à tradição: arquitetura, teatro e espaço urbano” (2006), complementa informando que o circo funcionava desde 1854 provavelmente como uma construção provisória, não sendo propriamente um edifício teatral, mas uma estrutura composta por um mastro de circo rodeado por alguns palanques.