Resumo

INTRODUÇÃO: O contexto esportivo que envolve jovens atletas no futebol perpassa por fatores que vão além dos observáveis nas quatro linhas do campo. Desta forma, compreender os desdobramentos que as Experiências Esportivas exercem na prática da modalidade e sua participação transversal no processo de formação humana é importante para os profissionais da área. No que tange aos aspectos do desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, de iniciativas e também sobre as experiências negativas ao longo da formação no futebol, compreender como se manifestam nas categorias de base e identificar as diferenças ao longo do percurso permite um melhor entendimento sobre as vivências desses jovens e a transferência dessas habilidades para a vida. OBJETIVO: Comparar as Experiências Esportivas entre jovens futebolistas de diferentes categorias. MÉTODO: Participaram do estudo 77 jovens futebolistas do sexo masculino pertencentes a uma equipe que disputa competições a nível nacional, sendo 28 jogadores da categoria Sub-15 (14-15 anos), 25 sujeitos da categoria Sub-17 (16-17 anos) e 24 atletas da categoria Sub-20 (18-20 anos). Para a avaliação das Experiências Esportivas foi utilizada a versão portuguesa do Youth Experience Survey for Sport (P-YES-S). A normalidade dos dados foi obtida utilizando o teste Kolmogorov-Smirnov. Identificada a necessidade da utilização da estatística não-paramétrica, recorreu-se ao teste de Kruskal-Wallis para comparar as dimensões das Experiências Esportivas entre as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 (p < 0,05). RESULTADOS: Quando comparadas as Experiências Esportivas entre as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, foram observadas diferenças nas “Habilidades Pessoais e Sociais” entre as categorias Sub-15 e Sub-20 (Md = 3,66 vs 4,00, respectivamente; p = 0,03) e nas “Experiências de Iniciativa” entre as categorias Sub-15 e Sub-17 (Md = 3,92 vs 4,00, respectivamente; p = 0,01). CONCLUSÃO: Ao comparar as Experiências Esportivas entre jovens futebolistas das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, os resultados apontaram diferenças nas “Habilidades Pessoais e Sociais”, tendo o Sub-20 relatado maior valor do que o Sub-15. Quanto às “Experiências de Iniciativa” a diferença está entre o Sub-15 e o Sub-17, tendo a última apresentado maior valor do que a primeira. Embora seja precipitado concluir que o processo de transferência das Experiências Esportivas seja cronologicamente linear, foi observado que as diferenças significativas se concentram na comparação entre a categoria Sub15 para as demais categorias nas dimensões supracitadas.

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