Comparação das Respostas Hemodinâmicas Entre o Ciclismo Indoor e Aquático
Por Andréa Cristiane Ferreira (Autor), Roxana Macedo Brasil (Autor), Grace Barros de Sá (Autor), Ana Cristina Lopes (Autor), Glória Barreto (Autor), Marcos Aurélio dos Santos (Autor), Rodrigo Gomes de Souza Vale (Autor), Jefferson da Silva Novaes (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi comparar as respostas hemodinâmicas dos parâmetros fisiológicos da freqüência cardíaca (FC), pressão arterial (PA), duplo produto (DP), concentração de lactato (LA) e a percepção subjetiva de esforço (PSE) nas atividades de CI (CI) e aquático (CA), utilizando-se o mesmo protocolo. A amostra limitou-se a 10 indivíduos (24,5±4,67 anos; 178,8±3,62 cm, 81,09±8,08kg) do gênero masculino. Utilizou-se as bicicletas SCHWIN (2001) e HIDRORYDER nas sessões de CI e CA, respectivamente. O procedimento estatístico foi composto por análise
descritiva e inferencial através do teste t-Student para comparação entre as médias das variáveis fisiológicas e teste Mann-Whitney para a comparação entre as médias da PSE. O comportamento da FC variou significativamente entre os meios apenas no estágio 1 da aula, enquanto a variável PAS apresentou diferença significativa somente no estágio 2. A variável PAD não demonstrou diferença significativa, assim como as variáveis LA e DP em nenhum dos estágios. A PSE observada na sessão de CA apresentou valores superiores à sessão CI, no entanto não demonstrou ser significativa, exceto no estágio 2. A partir destes resultados sugere-se que o comportamento das respostas hemodinâmicas e da PSE não diferem significativamente entre as aulas de ciclismo realizadas.