Resumo

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, o número de adeptos nas provas de corrida de rua aumentou consideravelmente em todas as regiões do Brasil. Este crescimento se deu por vários fatores como melhor organização das provas e um crescimento de divulgação da corrida e seus benefícios pela mídia especializada. Os participantes desta modalidade buscam através do treinamento poderem melhorar sua performance e poderem concluir a distância com ritmo compatível ao treinado para cada distância. Adotar o ritmo adequado é o principal determinante da performance em provas de rua de qualquer distância.
OBJETIVO: Conhecer e comparar o pace (média de ritmo corrido na prova) e seu aproveitamento em percentual entre uma corrida de 10km e uma meia maratona percorrida por atletas femininas
MÉTODOS:
10 atletas de elite que competem no ranking de corridas rústicas foram selecionadas. Foi calculado o pace nas provas de 10km e meia maratona, sendo ambas com percurso aferido e tendo apenas um mês de diferença suas realizações. As provas passaram pelo mesmo trajeto na cidade e tiveram no dia a temperatura ambiente de 11 e 12 graus, umidade do ar de 94% e 100% e elevação máxima no percurso de 700m e 710m nas provas de 10km e da meia, respectivamente. Para cálculo do percentual de aproveitamento, dividiu-se o pace atingido nas provas de 10km pelo pace atingido na meia maratona. CONCLUSÃO: O estudo demonstrou que todas as atletas conseguiram ter um aproveitamento na meia maratona igual ou superior a 90% do foi atingido nos 10km. O aproveitamento do rendimento pode se dar por vários motivos, mas principalmente acontece pela frequência e volume de treino semanal. Este estudo poderá contribuir para que treinadores e atletas possam simular possíveis resultados para corredores iniciantes em provas de meia maratona.

Acessar Arquivo