Comparação Entre a Utilização de Saliva e Sangue Para Determinação do Lactato Mínimo em Cicloergômetro e Ergômetro de Braço em Mesa-tenistas
Por Alessandro Moura Zagatto (Autor), Marcelo Papoti (Autor), Fabrizio Caputo (Autor), Olga de Castro Mendes (Autor), Benedito Sérgio Denadai (Autor), Vilmar Baldissera (Autor), Claudio Alexandre Gobatto (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 10, n 6, 2004. Da página 475 a 480
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar a possibilidade de determinar o teste de lactato mínimo (TLM) com concentrações de sódio (Na+), potássio (K+) e lactato (LAC) na saliva em ergômetro de braço e cicloergômetro. Foram participantes deste estudo oito mesa-tenistas de nível internacional. Como estímulo anaeróbio no TLM em ambos os ergômetros foram utilizados testes máximos de 30 segundos. No ergômetro de braço isocinético (Cybex Ube 2432) foi aplicada a força máxima com rotação fixa em 102rpm e no cicloergômetro, aplicada a carga de 7,5% do peso corporal (Kp). Após o estímulo anaeróbio no ergômetro de braço, foi iniciado um teste incremental com rotações na manivela constante a 60rpm, iniciado a 49 watts com aumento de 16 watts a cada estágio de três minutos de exercício. A intensidade correspondente ao TLM foi determinado com amostras de sangue e saliva (LACminbraço; Na+minbraço-saliva e K+minbraço-saliva, respectivamente). Para o cicloergômetro, a carga inicial foi de 85 watts e aumento de 17 watts com rotação do pedal constante a 70rpm. Cada estágio de exercício também teve a duração de três minutos. O LACmin foi determinado utilizando amostras de sangue e saliva (LACminciclo; Na+minciclo-saliva, K+minciclo-saliva e LACminciclo-saliva, respectivamente). Em ambos os ergômetros, as intensidades obtidas no TLM foram correspondentes à derivada zero do ajuste polinomial entre metabólito versus intensidade. Foram utilizados, como procedimentos estatísticos, o teste ANOVA One Way, teste t de Student pareado e teste de correlação de Pearson com níveis de significância de 5%. Os LACmin determinados com amostras de sangue e de saliva, tanto para o ergômetro de braço (LACminbraço 91,71 ± 12,43; Na+minbraço-saliva 71,99 ± 23,42; K+minbraço-saliva 79,67 ± 17,72), quanto para cicloergômetro (LACminciclo 157,68 ± 13,48; LACminciclo-saliva 135,49 ± 33,2; Na+minciclo-saliva 121,81 ± 51,31; K+minciclo-saliva 135,49 ± 33,21), não foram diferentes significativamente. Contudo, essas intensidades não apresentaram correlações significativas. Pode-se então concluir que a utilização de metabólitos na saliva para determinação do TLM não parece ser possível para esse protocolo quando os ergômetros utilizados são o ergômetro de braço isocinético e o cicloergômetro.