Resumo

Este trabalho possui como objeto de estudo a trajetória profissional da professora Lúcia Joviano, tomando como eixo a sua contribuição na constituição da cadeira de Gymnastica/educação physica na formação de professores na Escola Normal Modelo da Capital (Belo Horizonte) e na Escola Normal do Distrito Federal (Rio de Janeiro). Para o início da análise tomou-se o ano de 1910, data em que a Lucia Joviano se submete ao exame de admissão para ingresso como normalista na Escola Normal Modelo da Capital. O marco final desse estudo foi definido no ano de 1932, quando a Escola Normal do Distrito Federal foi transformada em Escola de Professores, incorporando também as Escolas Primárias e Secundárias e o Jardim de Infância. Esse movimento instaurou o chamado Instituto de Educação do Rio de Janeiro, direcionando novos rumos para a formação de professores e, consequentemente, novas organizações para a Gymnastica/educação physica. Duas hipóteses conduzem a narrativa, a primeira sugere que o repertório acessado por Lucia Joviano informou e qualificou a sua atuação como docente na formação de professores, acreditando que a professora acessou um determinado conjunto de informações e ideias advindas de sua rede de sociabilidade. Com um trânsito intenso nos ambientes esportivo e educacional, a famlia Joviano possibilitou um espaço de circulação de ideias, de comportamentos e de entendimentos sobre escola e práticas athleticas. Munida desse repertório, Lucia Joviano proporcionou alterações nos saberes pertencentes à cadeira de Gymnastica/Educação Physica no ensino normal, assertiva que caracteriza a segunda hipótese desse estudo. A trajetória de Lucia Joviano, influenciada por uma rede de sociabilidade intensa, tanto no âmbito educacional quanto no esportivo, legitimou a construção de um fazer docente que respondia às demandas da gymnastica/educação physica.

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