Competições Escolares Nacionais: Existe Espaço Para o Esporte-educação?
Por Taiza Daniela Seron Kiouranis (Autor), Wanderley Marchi Júnior (Autor).
Resumo
Desde 2005 o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem ocupado a posição de principal organizador dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). O modelo desenvolvido aponta para utilização desses eventos como uma ferramenta para a promoção de atletas e de escolas e a detecção de talentos. Sendo assim, visamos discutir a política de esporte escolar realizada por meio de jogos escolares em âmbito nacional, no período de 2005 a 2014, buscando fomentar discussões acerca da relação entre esporte e educação. Como fonte de dados utilizamos os regulamentos gerais dos JEBs e extraímos três temáticas principais para discussão: 1) objetivos dos jogos; 2) formas de participação e classificação dos estados; e 3) rituais olímpicos e de alto rendimento. Em nosso entendimento as finalidades do esporte-educação parecem estar em segundo plano na realização desses eventos escolares. O modelo imita o esporte de rendimento e vende uma ideia equivocada de igualdade de participação. Além disso, a presença do COB e das OG nesses eventos pode nos oferecer algumas pistas sobre o direcionamento do esporte escolar nos últimos 10 anos, revelando interesses de grupos particulares no desenvolvimento da política pública.