Comportamento Agressivo e Situações de Jogos: Estudo em Estado da Arte
Por Marcela Caroline Martins da Mota (Autor), Yara Vieira dos Anjos (Autor), Tércio Alves do Nascimento (Autor), Riller Silva Reverdito (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
Analisar a relação entre o comportamento agressivo no ambiente escolar e o tempo e espaço disponível para o jogo no cotidiano.
Métodos e resultados:
Trata-se de um estudo em estado da arte, o qual reuniu e analisou artigos disponíveis na base de dados Scopus e Science Direct no período de 2009-2010, selecionados pelo critério de relevância, usando os termos: criança, comportamento, jogo, agressividade e bullying. Foram selecionados 229 artigos, dos quais apenas quatro foram considerados relevantes para o estudo, considerando os seguintes critérios: estudos realizados com escolares e pesquisa de campo em sua metodologia. Na perspectiva do desenvolvimento humano, foram observadas propriedades fundamentais atribuídas ao jogo: auto-reguladoras, espaço relacional para aquisição de experiências internas e externas, constituição da identidade individual e coletiva, espaço para o treinamento para o inesperado, caráter adaptativo. Foi observada relação significativa entre o desenvolvimento das propriedades fundamentais atribuídas ao jogo e o comportamento agressivo. Em relação ao comportamento agressivo e a disponibilidade de tempo e espaço para o jogo no cotidiano não foi apontada uma relação direta, mas indireta nos estudos.
Conclusão:
Foi observado papel fundamental do jogo no processo desenvolvente, estando a privação do jogo relacionada a manifestação de comportamentos agressivos. Todavia, estudos precisam ser realizados para investigar a relação entre o tempo e espaço disponível para o jogo e sua relação com a disposição da criança para a agressão.