Resumo

Na composição coreográfica em dança observa-se um diálogo entre os elementos técnica, movimento humano e expressividade, implicando numa situação paradoxal entre uma concepção dicotômica de movimento e expressão, o uso vulgar e reducionista de técnica e a concepção fenomenológica da expressividade humana e do se-movimentar. Diante dessa problemática apresentada, o objetivo deste estudo se dá justamente em analisar a cerca dos elementos constituintes da composição coreográfica em dança: movimento humano, a expressividade e a técnica numa perspectiva fenomenológica. Para atingir tal propósito foram exploradas algumas proposições conceituais já tecidas por autores a respeito da composição coreográfica, na tentativa de compreender como estes elementos se inter-relacionam, identificando os papéis dos sujeitos envolvidos na composição coreográfica enquanto uma possibilidade de educação estética. Este estudo se caracterizou numa investigação teórica bibliográfica. De forma geral, verificou-se a dicotomia e polarização que impera no ensino e nas etapas da composição de uma coreografia, neste sentido, o olhar fenomenológico, permitiu transcender essa visão abrindo outras possibilidades de compreensão para esse fenômeno, como a relação de fundação a qual evidencia a experiência do sujeito no mundo presente na composição coreográfica, cujos elementos que compõe este fenômeno artístico se articulam num diálogo conflituoso e harmônico, nos demonstrando sua complexidade.

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