Compreensões Sobre o Corpo e a Beleza: Uma Análise das Dissertações da Educação Física
Por Liege Monique Silva (Autor), Karenine de Oliveira Porpino (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Falar em corpo e beleza parece algo bastante familiar à Educação Física. Para tanto, analisamos a concepção de corpo e beleza na produção acadêmica dessa área, em nível de mestrado, a partir de alguns questionamentos: Quais concepções de corpo e beleza têm sido discutidas na produção acadêmica da Educação Física em nível de mestrado? Qual a relação entre os significados do corpo e da beleza identificados nas produções analisadas e os modelos de beleza delineados na área? Compreendemos que essa pesquisa fornece elementos significativos para reconhecer os avanços e as lacunas sobre a temática na área. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, tendo a Análise de Conteúdo para tratamento dos dados. O corpus de análise foi composto por 8 dissertações da área de Educação Física, publicadas no Banco de Teses da CAPES no período de 2004 a 2008, selecionados a partir da temática corpo e beleza. Constatamos que, a compreensão de corpo e de beleza vem sendo ressignificada, ao tratar de outras concepções estéticas, que consideram as singularidades expressas no corpo e na cultura da qual o indivíduo faz parte.