Concepção de Aulas Abertas à Experiência: História do Desenvolvimento de Uma Proposta Pedagógica
Por Marcia Chaves Valente (Autor).
Em IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF
Resumo
O presente trabalho faz parte cie um projeto desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Insere-se no conjunto de estudos que permitem, possivelmente, desvelar contradições no processo de formação profissional. A continuidade desse estudo a nível de doutorado, terá como objetivo levar em consideração experiências pedagógicas em desenvolvimento em IES/Curso de Educação Física, que nos permitam caracterizar, no seu processo de produção do conhecimento, a natureza do pensamento educacional critico. Experiências estas que, a partir da prática pedagógica, no cotidiano das instituições, elaboram teorizações críticas. Dessa forma, necessário se faz estudar o desenvolvimento histórico dessas experiências, os autores mais influentes, os aspectos mais importantes tratados, as perspectivas dessas idéias pedagógicas, no que diz respeito ao sentido e significado assumidos nas suas relações com a organização social do trabalho. Para exemplificarmos esse caminho a ser percorrido, apresentaremos alguns elementos já reunidos sobre uma proposta emergente denominada de "concepção de aulas abertas à experiência", a qual discute pressupostos em relação a fins e objetivos, à luz da realidade da Educação Física escolar Brasile