Concepções de professores sobre abordagens de atividades na natureza na sala de aula de educação física
Por Rodrigo Arellano (Autor), Rodrigo Vargas-Vitória (Autor), Ricardo Sousa de Carvalho (Autor), Alejandro Almonacid-Fierro (Autor), Franklin Castillo-Retamal (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
O objetivo é compreender as concepções que os professores de Educação Física têm sobre as Atividades na Natureza (ACN) que ocorrem no contexto escolar. A pesquisa baseia-se no paradigma interpretativo com metodologia qualitativa, na qual foi aplicada uma entrevista semiestruturada a 12 professores de Educação Física do ensino médio da cidade de Talca-Chile. Os resultados indicam que essas atividades, entre outras coisas, contribuem para uma maior consciência ambiental por parte dos alunos, possibilitando a realização de diferentes práticas corporais no ambiente natural. Conclui-se que os professores necessitam de mais formação na área, à medida que as ACN se tornam uma estratégia pedagógica que privilegia a autonomia, a reflexão e o desenvolvimento de valores, questões fundamentais para o desenvolvimento integral de jovens e adolescentes.