Concepções de Docência na Formação Inicial: Olhares a Partir das Experiências no Pibid
Por Mayara Martins Belarmino (Autor), Gislene Alves do Amaral (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Este estudo sobre a formação inicial de professores em Educação Física teve como objeto um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, na área da Educação Física. O objetivo foi estabelecer um diálogo com as concepções de formação docente, a partir da identificação da visão dos bolsistas. Chegou-se a quatro categorias: a organização do currículo no curso; o curso de formação: preparação e características da profissão; ser professor e, o programa. As reflexões abordam três aspectos: a docência como objeto de reflexão e a construção permanente do ser docente; a identificação de professor ou profissional de Educação Física; a concepção de formação presente no currículo e sua vinculação com a distinção de licenciatura e bacharelado.