Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a concepção de treinadores experts acerca da competição na formação desportiva, nomeadamente na identificação dos objetivos da competição bem como do papel desta na organização do treino. A amostra foi composta por 10 treinadores experts brasileiros com uma média de idade de 45±13,8 anos e 24,8±12,1 anos de experiência federativa no voleibol, todos formados em Educação Física. A coleta de dados deu-se através da aplicação de um protocolo de entrevista estruturada e de resposta aberta, e a validação de construção suportou-se na literatura da especialidade, e a de conteúdo, no método de peritagem. O tratamento da informação foi realizado através da análise de conteúdo, a partir da interpretação lógico-semântica das idéias prevalecentes em cada unidade de registro. Os resultados apresentados demonstram que os treinadores consideraram quatro principais objetivos para a competição: desenvolvimento psicológico, desenvolvimento tático, feedback para o treino e a incentivo para a aprendizagem. Sobre a organização do treino na fase de iniciação, foram consideradas pelos treinadores as categorias adaptações regulamentares, polivalência funcional e participação obrigatória. Na fase de aprimoramento, as mesmas categorias foram consideradas, com excepção da participação obrigatória. Os treinadores experts entrevistados consideraram a competição como fulcral na formação desportiva, desde que orientada por valores pedagógicos fundamentados e voltados à inclusão.

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