Resumo
Nos últimos anos, ações e políticas em saúde ganharam maior potencial nas atividades de promoção de saúde voltados à infância e adolescência, principalmente, na escola, pois compreendem que esses são períodos do desenvolvimento humano nos quais se estabelecem o comportamento, caráter, personalidade e estilo de vida, e que o ambiente em que o jovem está inserido é um dos principais fatores influenciadores de comportamento. Segundo Paim e Almeida Filho (1998), tais medidas educacionais podem ser adotadas em diferentes organizações e instituições, por diversos agentes dentro e fora do espaço convencionalmente reconhecido como “setor saúde”. Questões relacionadas a uma vida saudável adentraram o âmbito escolar e a saúde passa a se configurar como um tema importante nas ações educacionais. Nesse sentido, esta pesquisa de doutorado teve como objetivo analisar o entendimento de saúde, bem como os discursos referentes aos cuidados com o corpo e em saúde produzidos e consumidos, por adultos, na Educação Infantil, sobretudo, nos Centros Municipais de Educação da rede pública de ensino de Serra/ES. Em relação aos aspectos metodológicos, os principais instrumentos de pesquisa foram a observação participante, a utilização de entrevistas semiestruturadas e o experimento da técnica de Narrativas de Mapas Corporais. Essa pesquisa conclui que os discursos referentes ao cuidado com o corpo e em saúde, nos Centros Municipais de Educação Infantil, assistidos por essa pesquisa, apresentam concepções que se aproximam e se distanciam do entendimento de saúde ampliada. Contudo, considerações relativas ao contexto singular das comunidades envolvidas promovem um diferente afeto nos sujeitos participantes, adultos e crianças, reconfigurando suas considerações em relação as normas e os modos de vidas hegemônicos.