Resumo

Baseado no fato de que as concepções de estética e a insatisfação com a ,imagem corporal são elementos que interferem no desenvolvimento do ser ,humano, este estudo tem como objetivo levantar indicadores que possibilitem ,identificar os níveis de satisfação da imagem corporal e as respectivas ,concepções estéticas de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e ,Tecnologia Fluminense conforme os níveis de escolaridade. Como instrumentos ,foram utilizados o Body Shape Questionnaire (BSQ), adaptado e validado por Di ,Pietro et al. (2001) para avaliar os níveis de insatisfação com a imagem corporale o teste de Escala de Desenhos de Silhuetas (Nine-Figure Outline Scale; ,Stunkard, Sorensen & Schulsinger, 1983), com a finalidade de avaliar a ,percepção de tamanho e forma corporal. A análise estatística foi feita de forma ,descritiva e inferencial (ANOVA). Conclui-se que independente do nível de ,escolaridade e sócio-econômico a análise descritiva do BSQ aponta para a ,ausência de insatisfação com a imagem corporal, entretanto, quando se aplica a ,estatística ANOVA de fator único, verifica-se um aumento gradativo nessa ,preocupação à medida que evolui o nível de escolaridade. Quanto ao teste de ,silhuetas, as mulheres com exceção do Ensino Médio, todas apresentam um ,padrão de estética estereotipado e insatisfação com a imagem corporal. O gênero ,masculino apresenta um padrão estereotipado, todavia encontram-se satisfeitos ,com a imagem corporal atual.

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