Concepções e Veiculações Sobre a Criança Deficiente no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
Por Cristina Borges de Oliveira (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 25, n 3, 2004.
Resumo
Este texto é uma síntese da dissertação de mestrado Políticas educacionais inclusivas para a criança deficiente: concepções e veiculações no CBCE 1978-1999. Seu objetivo principal é ampliar a sistematização de informações que possam contribuir para o avanço do conhecimento sobre a inclusão da criança deficiente nas aulas de educação física escolar.
Nosso foco de análise privilegia as concepções e representações de criança e deficiência veiculadas pela produção teórica divulgada no CBCE, no período 1978/1999. Neste sentido, realizamos revisitação e análise crítica em 17 publicações (artigos, pontos de vista da RBCE e textos completos e de anais dos Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte - Conbraces) utilizando o método análise de conteúdo, a partir do qual categorizamos tais textos em uma matriz referencial de análise.