Concordância Entre Duas Classificações Para a Aptidão Cardiorrespiratória em Crianças
Por Ana Carolina Paludo (Autor), Rômulo Araújo Fernandes (Autor), Gabriela Blasquez (Autor), Lidyane Ferreira Zambrin (Autor), Helio Serassuelo Junior (Autor).
Em Revista Paulista de Pediatria v. 30, n 3, 2012. Da página 404 a 408
Resumo
Objetivo: Analisar a concordância entre duas diferentes tabelas de pontos de corte para a classificação da aptidão cardiorrespiratória em escolares de sete a 10 anos de idade, de ambos os sexos. Métodos: Estudo de delineamento transversal do qual participaram 184 escolares (106 meninos e 78 meninas) de sete a 10 anos de idade. A aptidão cardiorrespiratória dos escolares foi obtida por meio do teste de campo de corrida ou caminhada de nove minutos. Para a discriminação do desempenho no teste, foram utilizados dois critérios ajustados por sexo e idade: Fitnessgram (1987) e o de Bergmann et al (2010). A concordância entre os pontos de corte foi verificada pelo teste de McNemar e pelo índice Kappa, com significância estatística de p<0,05. Resultados: As análises demonstraram que não houve diferença no percentual de jovens classificados como aptos fisicamente (Fitnessgram com 58,1% e Bergmann et al, 59,2%; p=0,864). De forma similar, a concordância entre os pontos de corte apresentou-se moderada (Kappa=0,61). Conclusões: Ambos os pontos de corte para aptidão cardiorrespiratória classificaram de maneira semelhante os escolares, independentemente do sexo. Palavras-chave: aptidão física;