Resumo

O processo de formação docente deve ser entendido sempre como algo inacabado, em constante transformação e de reconversão entre o ensinar e o aprender. A formação dos professores de educação física durante muitos anos esteve pautada na seleção de cunho esportivista e mecanicista. Hoje, teoricamente o cenário começa mudar, pois as diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura orientam que os currículos acadêmicos estejam voltados para uma análise crítica, reflexiva e transformadora dos conteúdos na educação física. Objetivando encontrar indicativos desta mudança, o presente estudo buscou apontar, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, as áreas dos conhecimentos identificadores de maior prevalência exigidas nos concursos para profesores de Educação Física da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro entre os anos de 2004 e 2015. A metodologia utilizada foi do tipo documental, a partir da análise de 300 questões de conhecimentos específicos na área da educação física elaboradas pela Banca de Examinadores da Fundação CEPERJ. Os resultados foram quantificados para possibilitar a análise estatística feita a partir de associações, descrições e freqüência de ocorrências das informações. Os resultados apontaram para uma prevalência significativa de questões relacionadas à Dimensão Didático-Pedagógica (61%), seguido pela Dimensão Cultural do Movimento Humano (19,7%) e por fim a Dimensão Técnico-Instrumental (19,3). As áreas centrais de maior prevalência indicam estudos sob os seguintes aspectos teóricos: as práticas pedagógicas, os estudos das Tendências e Abordagens Pedagógicas, Pedagogia do Esporte, Cultura Corporal do Movimento e Aprendizagem Motora. Desta forma, acredita-se que a pesquisa realizada possa servir de referencial e suporte aos professores que desejarem nortear seus estudos com vista à aprovação em concursos públicos na área de Educação Física, bem como chamar atenção para uma ressignificação ou redirecionamento das práticas docentes nos cursos de licenciatura da área em questão.

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