Resumo

No Brasil, desde a década de 1990, gradativas discussões filosóficas, sociológicas e antropológicas vêm impulsionando a compreensão da Educação Física como uma área mais ampla do que se supunha. Defendemos que estas transformações epistemológicas da Educação Física devam sair dos muros acadêmicos, para tanto, apostamos na internet como uma possibilidade de interlocução com as escolas, professores e alunos. Em 2012, criamos um projeto de mídia-educação, cadastrado como projeto de extensão no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC), o qual faz parte das ações do Laboratório de Estudos das Possibilidades de Ser (LEPSER) do IEFES-UFC e trata-se de um desdobramento da pesquisa de mestrado de Zylberberg (2000). Valorizando as diferentes linguagens e conteúdos elaborados por jovens estudantes de graduação, o projeto concebe coletivamente o website educativo, reflexivo e criativo: www. conecteecrie.ufc.br. Assumimos, como uma de nossas missões, disseminar informações que questionem o imaginário social sobre a Educação Física. Estes materiais podem ser utilizados na escola, nas aulas de Educação Física, como ainda, as produções dos estudantes das escolas podem ser postadas no site. Além disso, há um formulário para que os professores, dos diferentes recantos do mundo, possam compartilhar suas aulas de Educação Física escolar. Almejamos que esta página possa somar-se a outras ações acadêmicas de mídia-educação que se preocupam, não apenas em disseminar os novos referenciais paradigmáticos da área, mas em colocar a universidade em contato com a escola, dando voz e visibilidade as boas práticas de Educação Física escolar.

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