Confiabilidade Entre Sessões de Avaliação de Equilíbrio com Tobtrainer
Por Claudio Oyarzo Mauricioi (Autor), Mercedes Schmitt Runguei (Autor), Roberto Larraguibe (Autor), Daniel Rojano Ortega (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 19, n 5, 2013.
Resumo
INTRODUÇÃO: Um novo dispositivo para a avaliação e equilíbrio dinâmico de formação, o TOBtrainerMR, foi recentemente desenvolvido.
OBJETIVO: Avaliar a confiabilidade entre sessões de avaliação de equilíbrio usando o TOBtrainerMR. O estudo também tem a finalidade de dar contagens de erro para que verdadeiras mudanças no desempenho possam ser identificadas.
MÉTODOS: Trinta indivíduos sedentários saudáveis (nove homens, 21 mulheres com idade de 27,9 ± 2,9 anos) participaram deste estudo. O TOBtrainerMR foi usado para avaliar o equilíbrio no plano medial-lateral com os olhos abertos (MLOA) e com os olhos fechados (MLOF) e no plano anteroposterior com os olhos abertos (APOA) e com os olhos fechados (APOF). Os indivíduos foram instruídos para estar em posição ereta com braços ao longo do corpo e mãos lateralmente tentando manter a estabilidade da plataforma. Todos os dados foram registrados com o software TOBT.
RESULTADOS: As amostras foram relacionadas, testes t avaliados, efeitos de aprendizagem e coeficientes de correlação intracIasse avaliados na sua confiabilidade. Erros padrão de medição e menores diferenças detectáveis foram calculadas para avaliar o erro de medição. Não foram encontradas diferenças significativas de medição entre a primeira e a segunda sessão. Os coeficientes de correlação intraclasse, os erros padrão de medição e as menores diferenças detectáveis para as quatro modalidades medidas variavam de 0,71 0,83, 0,32º a 0,80º e 0,90º a 2,22º, respectivamente.
CONCLUSÕES: A confiabilidade entre sessões para avaliação de equilíbrio utilizando o TOBtrainerMR foi boa. Futuros investigadores têm agora dados de referência para avaliar se as diferenças de duas diferentes pontuações são reais ou se devem ao erro de medição e que mudanças são necessárias na pontuação do sujeito para se ter certeza de que ocorreu uma mudança real.