Confiabilidade Entre Sessões de Avaliação de Equilíbrio com Tobtrainer

Por: Claudio Oyarzo Mauricioi, Daniel Rojano Ortega, Mercedes Schmitt Runguei e Roberto Larraguibe.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.19 - n.5 - 2013

Send to Kindle


.Resumo

INTRODUÇÃO: Um novo dispositivo para a avaliação e equilíbrio dinâmico de formação, o TOBtrainerMR, foi recentemente desenvolvido. 
OBJETIVO: Avaliar a confiabilidade entre sessões de avaliação de equilíbrio usando o TOBtrainerMR. O estudo também tem a finalidade de dar contagens de erro para que verdadeiras mudanças no desempenho possam ser identificadas. 
MÉTODOS: Trinta indivíduos sedentários saudáveis (nove homens, 21 mulheres com idade de 27,9 ± 2,9 anos) participaram deste estudo. O TOBtrainerMR foi usado para avaliar o equilíbrio no plano medial-lateral com os olhos abertos (MLOA) e com os olhos fechados (MLOF) e no plano anteroposterior com os olhos abertos (APOA) e com os olhos fechados (APOF). Os indivíduos foram instruídos para estar em posição ereta com braços ao longo do corpo e mãos lateralmente tentando manter a estabilidade da plataforma. Todos os dados foram registrados com o software TOBT. 
RESULTADOS: As amostras foram relacionadas, testes t avaliados, efeitos de aprendizagem e coeficientes de correlação intracIasse avaliados na sua confiabilidade. Erros padrão de medição e menores diferenças detectáveis foram calculadas para avaliar o erro de medição. Não foram encontradas diferenças significativas de medição entre a primeira e a segunda sessão. Os coeficientes de correlação intraclasse, os erros padrão de medição e as menores diferenças detectáveis para as quatro modalidades medidas variavam de 0,71 0,83, 0,32º a 0,80º e 0,90º a 2,22º, respectivamente. 
CONCLUSÕES: A confiabilidade entre sessões para avaliação de equilíbrio utilizando o TOBtrainerMR foi boa. Futuros investigadores têm agora dados de referência para avaliar se as diferenças de duas diferentes pontuações são reais ou se devem ao erro de medição e que mudanças são necessárias na pontuação do sujeito para se ter certeza de que ocorreu uma mudança real.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000500016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.