Resumo

INTRODUÇÃO: A amplitude de movimento articular (ADM) é um importante componente avaliado durante o exame físico; porém, para que essa mensuração possa ser utilizada, é necessário que ela seja confiável e que suas propriedades de medida sejam conhecidas. 
OBJETIVOS: Verificar a confiabilidade inter e intraexaminadores das medidas realizadas pelo goniômetro e inclinômetro na avaliação da ADM de flexão e extensão de joelho e cotovelo, e determinar o erro padrão da medição (EPM) dos instrumentos em questão. 
MÉTODOS: Foi avaliada ADM de flexão e extensão de cotovelo e joelho, bilateralmente, de uma amostra de indivíduos jovens saudáveis do gênero masculino, com faixa etária entre 18 e 30 anos, utilizando um inclinômetro digital e um goniômetro universal. 
RESULTADOS: A confiabilidade interexaminador variou de pequena a muito alta para os dois instrumentos, apresentando CCI de 0,24 a 0,96 para as medidas feitas com o goniômetro, e de 0,02 a 0,98 para o inclinômetro. O único movimento que obteve confiabilidade muito alta para ambos os aparelhos e examinadores foi a flexão de joelho. O EPM determinado por meio da goniometria e inclinometria variou entre 0,21 e 12,75 graus. 
CONCLUSÃO: O inclinômetro digital apresenta melhores índices de confiabilidade que o goniômetro para as medidas de ADM. Apenas quatro medidas obtiveram CCI alto e EPM abaixo de dois graus, e, assim, foram consideradas apropriadas para serem utilizadas clinicamente, todas essas realizadas com o inclinômetro.

Acessar