Resumo

O Badminton é uma modalidade olímpica, de origem asiática, que consiste, em linhas gerais, rebater uma espécie de peteca com uma raquete foi o objeto escolhido para oportunizar novas vivências para alunos e aluna de uma escola pública localizada no litoral de São Paulo durante as aulas de Educação Física do período regular. Estava surgindo então, a ideia de trocar “chutes” e a “correria” cotidiana por “rebatidas” incorporando novas significações sobre essa a prática dessa modalidade até então bastante incomum para a região. A prática do jogo de badminton certamente está ao alcance de todos e todas, pois seguramente não requer grandes habilidades para o início prático, podendo ser vivenciada, inclusive, por alunos e alunas com deficiências (auditivas, motoras e cognitivas leves) bem como gêneros (meninas e meninos) juntos sem maiores ajustes ou adequações específicas. O desafio estava lançado, pois em breve mapeamento realizado no local (comunidade e escola) a maioria desconhecia por completo a modalidade com dificuldade, inclusive, em pronunciar a palavra que denomina atualmente a modalidade. Modalidade essa que estava disposto a dividir e desmistificar em parceria com alunos e alunas dos anos finais (8º e 9º) desta unidade durante as aulas de Educação Física regular como ponto de partida. O resultado positivo da abordagem foi inesperado e gerou inclusive modificações estruturais significativas no território escolar ao longo do processo que ainda encontrase em desenvolvimento na cidade de Itanhaém (litoral de São Paulo) lócus da ação pedagógica destacada.

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